Saiba escolher o nome de fantasia da sua empresa
Muitos pais, às vezes, passam um tempo para escolher o nome do filho e/ou da filha que está para nascer. Conversam sobre os nomes que acham bonito e seus significados, nomes representativos da história familiar ou de alguma personalidade que impactou suas histórias de vidas – mas sempre um nome que represente um sentido importante.
É dessa forma que devemos pensar o nome da empresa, mas nossa conversa deverá percorrer os seguintes aspectos:
- Perfil do público-alvo: idade, classe social, estilo de vida, aspectos culturais,etc.
- Serviços ou produtos que serão oferecidos pela empresa.
- Valores e princípios presentes na vida profissional dos sócios.
- Quais as necessidades que serão atendidas, quando os clientes usufruem dos seus produtos e serviços.
- Quais os resultados gerados do usufruto dos produtos e serviços.
- Quais os atributos explícitos e implícitos aos produtos e/ou serviço que serão oferecidos: experiência, tradição, inovação, rapidez, modernidade, customização etc.
O nome fantasia da sua empresa e as mensagens desenvolvidas para socializar a empresa junto ao público-alvo terá que contemplar e expressar esses aspectos.
Outros pontos relevantes para escolha são:
- Evitar nomes que:
- fomentem duplo sentido;
- grem dúvida quanto a pronúncia
- de difícil leitura
- O ideal seria que a palavra ou palavras venham compor o nome da empresa, expressando o que o empreendimento irá comercializar ou prestar serviço.
Se você possui muitas dúvidas sobre que nome escolher, leia tudo isso novamente, pegue uma folha de papel em branco e escreva todos os nomes que venham à sua cabeça. Nomes que venham expressar sua vontade de atender a necessidade de seus potenciais clientes – agora, sem julgamento ou crítica!
Depois de fazer essa lista, reveja e retire os nomes já existentes no mercado e enumere aqueles que você mais gostou e que, em poucas palavras, falam mais sobre a sua empresa.
A segunda lista criada com essa análise, é importante você pesquisar no INPI (http:www.inpi.gov.br), para checar se já existe registro de marca com os potenciais nomes escolhidos.
A partir disso, também defina e proteja sua marca com o registro no INPI.
Sucesso!
E que a sua marca tenha impacto para os seus clientes.