Os três primeiros passos do planejamento para inclusão de sua empresa nas redes sociais
Os primeiros passos são fundamentais para qualquer planejamento; entretanto, o que se deve dar ênfase é a perspectiva de análise – um olhar pelo prisma do mundo digital.
O diagnóstico pode ser feito pela metodologia SWOT e as cinco forças de Porter para apoiar na análise da empresa e do ambiente em ela está inserida.
Essa reflexão dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades deve contemplar os aspectos básicos da empresa e principalmente quanto a dinâmica do mundo digital. Para tal, segue algumas perguntas que ajudaram detalhar cada passo e que precisam ser respondidas sobre de sua empresa:
Passo 1 – Realizar um diagnóstico da situação atual da empresa: interna e externamente
- Qual a política e normas da empresa para os ao acesso a internet, emails, redes sociais, blogs, download e outros aplicativos?
- Qual a realidade de seus funcionários quanto ao uso de tecnologia e das mídias sociais? Sabem acessar a internet? Fazem uso das redes sociais para uso pessoal e ou profissional?
- Se fazem uso das redes sociais, o que estão falando e quais redes eles participam? Qual o grau de seu engamento nessas redes?
- Como sua concorrência faz uso das mídias sociais? Fidelização de clientes? Reforço de marca? Proporcionando experiências com a marca? Comercializando produtos e serviços?
- Qual a tendência de mercado do segmento em que participa? Tem surgido novos produtos e serviços?
- Como anda seu relacionamento com fornecedores? Eles possuem abertura e flexibilidade nas negociações? São parceiros no processo de integração e desenvolvimento de novos serviços e produtos?
- Qual o processo e estrutura de monitoramento da empresa quanto a clientes, concorrência e tendências de mercado? Existe uma rotina para tal? É eficaz na obtenção de informação e geração de conteúdo aplicável na empresa?
Passo 2 – Levantar as plataformas tecnológicas existentes
- Qual a estrutura tecnológica? Qual a capacidade da banda larga utilizada? Qual a realidade dos equipamentos da empresa e os existentes no mercado?
- Quais os software utilizados?
- Qual a realidade do banco de dados da carteira de clientes? Está atualizado? Possui os contatos dos clientes pela internet? Consegue gerar relatórios segmentados?
- Existe site? Ele é fácil navegar? Quantos cliques os clientes precisam dar para acessar as temáticas mais procuradas? Há links para compartilhar as informações? Há espaço para interagir com os clientes?
- Existe plataformas de redes sociais integradas no site? Quais?
- Quais as plataformas de midias sociais mais utilizadas no mercado? Quais são as plataformas totalmente gratuitas ou parcialmente?
Passo 3 – Analisar o comportamento do consumidor
- Quem são seus clientes? Qual a renda e capacidade de compra? Qual a faixa etária? Onde estão localizados?
- Quais são as motivações de compra?
- Por que os clientes escolheram sua empresa?
- Fazem uso das redes sociais? Quais as redes que mais fazem uso? O que eles mais curtem?
- Quais os valores e princípios que seus clientes levam mais em consideração?
- Qual o estilo de vida de seus clientes? Quanto tempo eles gastam fazendo uso da internet? Quais os dias da semana e horário que mais fazem uso da internet?
- Possuem computador em casa? Onde eles fazem uso da internet: em casa, lanhouse, na empresa, pelo celular?
- Qual o poder dos clientes? Ditam as regras? Há um consumo consciente dos produtos e serviços?
- Qual a tendência do comportamento dos futuros consumidores?
O diagnóstico da empresa perante esses três primeiros passos não se limitam a responder todas essas perguntas, mas as considerem como ponto de partida de sua análise.
Até o próximo artigo em que darei continuidade aos demais passos.