O que é mentoria empresarial?
A mentoria está presente na vida de todas as pessoas e nos seus diversos estágios de vida e necessidades do indivíduo (LEVINSON, 1978). Mentoria é um fenômeno muito antigo e muito importante para o desenvolvimento das pessoas e das empresas.
Um Mentor é uma pessoa, que pode ter sido ou ser um chefe, um colega, um consultor, um amigo, o(a) cônjuge ou um familiar que o apoiou ou apóia na sua vida pessoal e ou empresarial. Para isso, essa pessoa, que é chamada de Mentor, pode ter lhe guiado, ensinado, aconselhado, enfim, pode tê-lo ajudado no seu crescimento e desenvolvimento de diversas maneiras. E a pessoa que recebe esses benefícios, é chamada de Mentorado(a).
O processo de mentoria empresarial acontece de forma diferenciada para mentoria informal e formal, de acordo com o estágio em que a empresa se encontra e com o ambiente sócio-cultural em que as empresas pertencem (BISK, 2002).
Mentoria informal é acontece naturalmente. O relacionamento desenvolve pela identificação que um tem para com o outro. O mentor identifica alguma coisa de si no mentorado e o mesmo pode está buscando um mentor que possui características e habilidades que pretende adquirir. Já o processo de mentoria formal geralmente acontece via programas formais, com metas e cronogramas pré-definidos. O relacionamento acontece e se encerra em menos de um ano (RAGGINS, 1999).
São inúmeros os benefícios e impactos que as funções de mentoria tem para com o mentorado. Os principais impactos da intervenção do mentor na vida do mentorado, no contexto empresarial são de apóia-los a alcançar objetivos, habilidades para aprender, habilidade para tolerar os problemas, habilidade para gerenciar, habilidade para tolerar as mudanças e outras (DEAKINS, 1999). O empresário mentorado consegue desenvolver suas habilidades e seu empreendimento.
Segundo análise de Raggins (1999), identifica-se muitos benefícios na mentoria informal. A mentoria informal possibilita mais engajamento nas atividades psicossociais, como por exemplo, aconselhamento, facilidade na interação social ou amizade, levando ao mentorado estar mais satisfeito com a empresa do que acontece com a mentoria formal. Além de prover alto resultado de vários tipos de funções de carreira desenvolvida, incluindo coaching, provisão de tarefas de desafiadoras ou crescimento de exposição e visibilidade do protegido.
A mentoria formal não deixa de ter seus benefícios como resultado das funções de carreira e psicossociais, mas no contexto empresarial depende muito do mentor que venha exercer as funções porque alguns se resumem no que a empresa solicita ou no que o programa de mentoria define, sem fazer nada a mais para contribuir para o sucesso do mentorado.
A mentoria formal e informal vem ser um dos caminhos alternativos para apoiar os empresários, gerando eficácia e autonomia na sua atuação como empreendedor, além de visualizamos este resultado na empresa. Como bem cita Mintzberg et al. (2000) que uma empresa atinge sua adequação estratégica através do uso eficaz e da acumulação eficiente dos seus ativos invisíveis.